Milan Nenezic: realidade, sonho e consciência em pinturas fascinantes

milan nenezic pintura de uma mulher nua na cama

Hoje te levo pelo mundo das percepções humanas. A realidade, o sonho, a consciência e a incrível obra de Milan Nenezic. Um artista que usa os corpos humanos para revelar suas almas, em pinturas belas e assustadoras, como a essência humana.


Nosso estado de consciência define a forma como nos projetamos no mundo. E o mundo? Como se projeta em nós? Como somos afetados por ele? O que nos transforma no que somos? Poderia ser Nietzsche, mas não, é Milan Nenezic!

Um artista sérvio que nos submerge em uma obra intensa e perturbadora, onde o desejo e a sensualidade se misturam à angústia e a dor de existir.

Arte e filosofia transbordam pelo olhar de Milan Nenezic, que utiliza os corpos humanos para espelhar a vida que agoniza por baixo da pele. Que busca no prazer e na dor imortalizar a saga de cada um de nós, seres humanos em busca de realização e aceitação.

Hoje você vai fazer uma viajem comigo. Vamos entrar no fascinante mundo do artista Milan Nenezic que traduziu em pinceladas as inquietudes da alma que habita os corpos.  

pintura de milan nenezic artista servio

Sonho e Realidade: O mundo de Milan Nenezic

A obra de Nenezic transita pelo limiar da consciência. O sonho e a realidade que nos constroem e destroem nesta incessante busca do eu.

Em uma sociedade que tenta nos massificar a baixo custo, a arte, e a filosofia integrada à construção artística, nos ajudam a não sucumbir e a entendermos que somos feitos das mesmas alegrias e sofrimentos, que partilhamos das mesmas agonias.

Por este viés entra a produção de Nenezic, que através de uma percepção ultra-sensível, capta os anseios humanos e seus transtornos, indo do sonho à realidade através da percepção do ser humano no mundo e na sua relação com ele.

Nenezic conta que uma parte importante de seu trabalho é a observação dos estados de consciência gerados pelos sonhos, e explica:

“Os sonhos como estado alterado de consciência, junto com o simbolismo dos sonhos (símbolos únicos de cada indivíduo e como nos comunicamos com nós mesmos através deles) falam sobre a forma de existir, e para mim é uma grande fonte de idéias e de compreensão do ser humano.”

Milan Nenezic – Artista plástico

Um trabalho fascinante que nos hipnotiza, ora pela beleza, ora pela repulsa. Sentimentos dúbios que carregamos dentro. Apreciar estes sentimentos representados em uma pintura fora de nosso mundo nos leva a caminhos vertiginosos, entre a realidade, o sonho e a consciência.

Corpo e Alma: Instrumentos para a produção artística

Cada artista busca elementos para difundir sua visão e percepção, não só do mundo como dos sentimentos, medos e dores.

Diria que Milan Nenezic usa os corpos como elemento revelador da alma humana. E que sua arte destapa um mundo íntimo e privado, onde exibimos a nós mesmos nossas fragilidades e nossos temores.

milan nenezic pintura de uma mulher sentada perto do ar condicionado

Uma obra que nos incita a pensar nietzschianamente sobre a construção do eu, sobre a consciência e a percepção dela, sobre o mundo e nossa presença nele.

“Estou particularmente interessado nos diferentes estados de consciência, em seu impacto na percepção do tempo e do espaço, e no que chamamos de realidade. Eu acredito que todos os estados de ânimo podem afetar a forma como percebemos um assunto.”

Milan Nenezic – Artista plástico

Um recorte da intimidade

A maioria de seus quadros nos trás homens e mulheres em ambientes fechados, que passam a impressão de serem suas casas ou algum lugar onde estão totalmente à vontade.

Os personagens retratados por Milan Nenezic estão geralmente sozinhos ou acompanhados de apenas uma pessoa e protagonizam momentos de muita intimidade.

A dor, o prazer e a sensualidade estão presentes em sua obra de uma forma intrínseca e comovedora.

milan nenezic pintura de uma mulher deitada na cama em pose sexy

Cada detalhe nos conduz a uma atmosfera de sonho e realidade, projetados pela mente do pintor que busca adentrar não só estes espaços fechados de 4 paredes como também a mente de seus retratados.  

“Em meu trabalho, trato com o corpo e com a percepção humana, com a forma em que vemos o mundo exterior e nos projetamos nele.”

Milan Nenezic – Artista plástico

Corpos que por vezes se apresentam perfeitos e harmônicos, e em outras, desfigurados e assustadores.

Toda magia da transmutação que ocorre nos espaços de intimidade, onde podemos ser nós mesmos e nos mostrar por dentro… onde podemos ser belos e imperfeitos, admiráveis e assustadores sem espantar ninguém.

O artista Milan Nenezic

Simplesmente fascinante! Uma obra que permeia a filosofia, o erotismo, o sonho e as percepções humanas.

Impactante e sensível, Milan Nenezic nos deixa certa sensação de alívio, ao perceber que não somos os únicos que vivemos dilemas existenciais profundos dentro de nossos pequenos universos. Doses de hesitação que por vezes nos convertem em monstros e outras vezes nos transformam em seres delicados e amorosos.

Milan Nenezic tem 38 anos, vive e produz em sua cidade natal, Belgrado na Sérvia. Além das pinturas e desenhos faz fotografias e performances.

milan nenezic artista plastico da servia belgrado
Milan Nenezic

Aqui neste link você pode acessar o site do artista e conhecer mais de sua obra. Deixo a seguir um vídeo onde podemos entrar no ateliê de Milan Nenezic e ver um pouquinho mais de seu intrigante universo!