Turismo histórico: Berlim e o aeroporto nazista transformado em parque público

tempelhofer feld antigo aeroporto nazista transformado em parque publico

O mais importante aeroporto do regime nazista é transformado em um incrível parque público depois de anos de disputa entre a população e o governo. Conheça agora mais uma história de reconstrução urbana e social na Alemanha pós-guerra. Tempelhof Park um dos lugares imperdíveis para quem visita Berlim em busca de um turismo histórico.


Duas guerras mundiais. Ascensão e queda do nazismo. Um muro vergonhoso, dividindo famílias por quase 30 anos. E mesmo depois de uma história tão marcada pela destruição e pela repressão militar, Berlim é hoje a grande capital criativa e cultural da Europa, indiscutivelmente.

De Picasso a Andy Warhol passando por Giacometti e Magritte, Berlim abriga em seus inúmeros museus as obras dos mais importantes artistas do mundo.

A capital alemã possui fantásticos espaços dedicados a história da Alemanha e ao design, além de expor durante 365 dias do ano a maior obra de Street Art do mundoEast Side Gallery – o muro de Berlim, ou a parte que foi mantida em pé, para não enterrar a história.

East Side Gallery - O muro de Berlim
East Side Gallery – O muro de Berlim

A resignificação dos espaços urbanos

Hoje escrevo aqui desta cidade intrigante e poderosa e quero falar do que mais me fascina na Berlim do século XXI, a resignificação dos espaços urbanos.

Berlim é uma cidade viva e mutante, o que se vê hoje, amanhã pode não ser mais, os berlinenses criam e recriam a cidade a cada momento seja através de intervenções de arte ou da apropriação dos espaços públicos.

Uma das recriações de espaço público que mais me fascina em toda Alemanha é a do Aeroporto Berlim – Tempelhof um dos grandes símbolos do controle nazista na cidade. E é sobre esse lugar intrigante que quero falar hoje.

Aeroporto Tempelhof na  Alemanha transformado em parque publico
Aeroporto Tempelhof na Alemanha

O aeroporto nazista transformado em parque público

O Aeroporto Berlim-Tempelhof fazia parte do grupo de três aeroportos da cidade de Berlim, foi construído durante o regime nazista e servia como base de manutenção de aeronaves e posto de controle de toda comida que entrava na Alemanha durante a segunda guerra mundial.

Tempelhofer feld - Antigo aeroporto nazista em berlim
Antigo aeroporto nazista – Berlim

O Aeroporto teve suas atividades encerradas em 2008 e desde então os moradores passaram a reivindicar o espaço.

Após muita disputa e uma série de invasões, o aeroporto abriu seus portões ano passado como Tempelhof Park e hoje é o maior parque público de Berlim.

O Parque conserva as pistas de pouso e decolagem que são utilizadas pelos frequentadores como ciclovia.

Além das bicicletas, patins e skates, o grande espaço aberto do antigo aeroporto nazista tornou-se um ponto para prática de esportes de voo como o parapente.

O parque mantém exposta uma aeronave da época, a torre de controle e toda estrutura interna do aeroporto, a visitação ainda não esta regulada mas é feita em casos específicos com autorização prévia.

Esse lugar é mais uma vitória da apropriação do espaço público por uma população sedenta por apoderar-se e resignificar o que já foi símbolo de tanta opressão e sofrimento.

Tempelhofer feld - Antigo aeroporto nazista em berlim transformado em parque publico
Tempelhof Park

Nos fins de semana o parque se transforma em um enorme campo de liberdade, onde os piqueniques e churrascos são feitos livremente nos gramados do aeroporto.

Yoga, música, thai chi chuan, dança… De um campo militar a um espaço de cultura, esporte e lazer. A nova vida do antigo aeroporto nazista mostra a cara de Berlim, uma cidade que nunca deixará de lutar para transformar a tragédia da guerra em novas possibilidades de renascimento.

Berlim, a realidade em transformação

Atualmente vivo em Barcelona na Espanha, uma cidade de sonho, que te eleva a um fabuloso mundo imaginário… Gaudí, Dalí, Miró, o turismo cult… Berlim é o avesso… é uma viajem ao fantástico mundo da realidade, uma cidade que te agarra e finca teus pés no chão, numa urgência imediata de expressão e transformação constantes.

Pista de decolagem transformada em ciclovia no antigo aeroporto nazista tempelhofer feld em berlim
Pista de decolagem transformada em ciclovia

Nenhuma cidade necessitou tanto se reconstruir sem apagar, e nenhuma cidade conseguiu resignificar tanto a dor e a opressão, encontrando caminhos e buscando novas soluções para todo tipo de problema.

Tempelhof Park - Berlim
Tempelhof Park – Berlim

Berlim transforma… espaços, lugares e pessoas… Impossível passar por aqui sem resignificar-se também.

Não deixe de conhecer este lugar em sua passagem pela Alemanha. Aqui você vai sentir o espírito desta cidade, deste povo que nunca deixou de lutar e apreciar a beleza.

Visite o “Tempelhofer Park Berlin

O parque está localizado no bairro de Tempelhofer, na rua Tempelhofer Damm, 12101. O local está aberto todos os dias da semana das 7:30 hs às 17:00 hs. A entrada é gratuita.

Para visitar as antigas instalações é necessário reservar uma visita guiada pelo site do Telpelholfer Park – Berlin.

Gramado do Parque Tempelhof em berlim
Verão no Parque Tempelhof