Turismo gastronômico na Espanha – Faça o roteiro perfeito

turismo gastronomico na espanha paella

Antes de viajar à Espanha conheça os principais pratos típicos e monte seu roteiro gastronômico com o melhor da culinária ibérica, com suas tapas e comidas tradicionais que encantam viajantes do mundo inteiro.


Tradição, cores e sabores fazem da Espanha um dos destinos mais concorridos para uma experiência gastronômica intensa e inesquecível.

No topo da lista de países com mais restaurantes premiados e indicados do Guia Michelin (214 restaurantes estrelados e 1.273 presentes na Seleção do Guia Michelin de 2020), definitivamente a Espanha tem uma culinária pela qual vale à pena viajar!

Com uma variedade gastronômica que vai do mar à montanha, este país fascina os amantes da boa mesa, não só pela riqueza dos pratos, como também pela beleza das tradições, que são o ingrediente especial da gastronomia espanhola.

Turismo gastronômico na Espanha - mesa de tapas

Quer conhecer a Espanha viajando por sua deliciosa culinária?

Vem que te ajudaremos a fazer o roteiro perfeito! Com as melhores tapas e restaurantes para aproveitar ao máximo sua viajem.

 Aqui neste post você vai conhecer os pratos mais típicos de 4 estados que não podem ficar de fora em sua viajem à Espanha, e os melhores restaurantes para experimentar-los!

  • Comunidade Valenciana
  • Galícia
  • Andaluzia
  • País Vasco

Destacaremos também os pratos imperdíveis da dobradinha Madrid & Barcelona, destinos obrigatórios em qualquer viajem a Espanha.

  • Madrid
  • Barcelona

Para montar o roteiro perfeito, você encontra ao final deste post a lista de restaurantes que figuram na Seleção do Guia Michelin 2020, com opções que se encaixam em todos os bolsos, mas antes vamos conhecer os principais pratos da culinária espanhola.


Valência – A autêntica paella espanhola

Turismo gastronômico na Espanha - paella espanhola
Paella

A “paella” é o prato espanhol mais conhecido em todo o mundo! E Valência é o estado mais recomendado para provar as mais autênticas “paellas espanholas”.

Um prato de origem humilde, a paella foi inventada na Comunidade Valenciana há vários séculos e se espalhou por todo o país.

As primeiras paellas eram feitas apenas com carne de frango e coelho, hoje você encontra variações.

As mais comuns são a “paella marinera”, elaborada com frutos do mar, e a “paella mixta”, preparada com carnes e frutos do mar.  

O arroz é o principal produto da culinária nesta região e você vai encontrá-lo nas mais diversas formas de preparo.

A forma mais tradicional é a “paella” que pode levar carnes, frutos do mar e verduras.

Neste prato típico a arroz é cozido em fogo baixo (em uma frigideira redonda, baixa com duas asas, a “paellera”) junto com os ingredientes de cada tipo de “paella”, azeite de oliva extra virgem e o ingrediente estrela, o açafrão, que dá a cor amarelada ao arroz.

Agora que você já sabe o que pedir para comer vamos às bebidas!

Valência possui uma bebida muito típica chamada Água de Valência, que de água não tem nada!

Trata-se de um coquetel a base de cava (a chamagne espanhola), suco de laranja, vodka e gin. É servida em jarras e tomada em taças de champagne estilo Maria Antonieta.

Turismo gastronômico na Espanha - agua de valencia bebida tipica da comunidade valenciana
Água de Valência

Paella + Água de Valência, um clássico da culinária espanhola que não pode ficar de fora de seu roteiro gastronômico!

Galícia – Frutos do mar e produtos da montanha

A Galícia é o estado espanhol onde os brasileiros se sentem em casa! Primeiro pelo idioma e segundo pela “hospitalidade culinária” do povo gallego.

Na Galícia existem duas línguas oficiais, o castellano e o gallego – que é a língua que deu origem ao nosso português. Se você não fala espanhol não terá dificuldade nenhuma de se comunicar nessa região!

Além do idioma, os gallegos são como nós quando recebem visitas em casa, oferecem tudo que tem na dispensa e insistem para que os visitantes comam em abundância.

Este hábito de fazer das refeições um momento de encontro e partilha une as culturas culinárias do Brasil e Espanha, e na Galícia essa característica fica bem evidente.

tapas espanholas. mesa de tapas para compartilhar entre a igos

Com mais de 1.400 km de costa no Atlântico, a culinária da Galícia é rica em produtos do mar.

Uma enorme variedade de peixes e frutos do mar, elaborados de diversas formas dão vida a cultura litorânea da região.

O prato do mar mais típico é o “Pulpo a la gallega” também chamado de “Pulpo a feira”. Especialidade quevocê vai encontrar em todos os restaurantes e também em versão “tapa”, como entrada.

Está preparado com polvo, cachelo (a batata gallega), pimentão, azeite de oliva e sal grosso.

Este prato é servido em uma tábua redonda de madeira (típica da culinária gallega) e em sua preparação, a tradição ensina que o polvo deve ser golpeado 33 vezes antes de cozinhar!

tapas espanholas. pulpo a la galega. culinaria da galicia prato tipico
Pulpo a la gallega

É um prato cozido, leve e saboroso, indispensável em seu roteiro gastronômico pela Espanha.

Mas não só de peixes e mariscos está feita a culinária gallega. Os pratos típicos de interior, cozinhados á lenha em grandes panelas de barro e ferro, são mais uma, das maravilhas desta rica gastronomia.

Considerados pratos populares, esses cozidos são elaborados com produtos de montanha de altíssima qualidade.  

Entre os tipos de “cozidos” você encontrará varias opções: “caldo gallego”, “cocido gallego”, “callos con garbanzos” e muitas variações!

São caçarolas preparadas durante horas de cozimento e levam; diversas partes da carne de cerdo, chorizos, batata, grão de bico, cenoura, verduras verdes, vários tipos de grãos, carne de boi, pimentão e diversos vegetais cultivados nas montanhas. São pratos “potentes” como dizem na Espanha!

Andaluzia – A influência árabe na cozinha mediterrânea

O sul da Espanha nos brinda com uma culinária repleta de cores e sabores intensos. Cidades litorâneas enraizadas em mais de 400 anos de domínio árabe, tornam essa região, uma parada obrigatória em sua visita ao reino da Espanha!

Sevilla, Granada, Córdoba, Cádiz, Jaén, Málaga, são algumas das principais cidades deste estado espanhol rico em arte, cultura e gastronomia.

tapas de andaluzia. culinaria espanhola do sul

Terra da Dança Flamenca, de Picasso e Garcia Lorca, Andaluzia é pura arte. E sua culinária uma grande fusão dos sabores do mar e da terra.

Mariscos, jamón, azeitonas, peixes, vinhos, queijos, cogumelos e uma infinidade de pratos preparados com frutos do mar e muita criatividade!

Aqui vão algumas das delícias que você não pode deixar de provar em Andaluzia.

gazpacho prato tipico do sul da espanha

GAZPACHO

Um dos pratos mais populares da culinária andaluza é o “gazpacho”. Uma sopa fria de verduras cruas, feita com tomate, pepino e pimentão. Um prato super refrescante.

jamón o presunto espanhol. culinaria tipica da espanha

JAMÓN

O “jamón” é o presunto espanhol. Em Andaluzia se consome muito “jamón”. Seja o serrano ou o ibérico, está muito presente na gastronomia, sendo servido como aperitivo, em sanduíches e pintxos.

rabo de toro. prato tipico da culinaria do sul da espanha. andaluzia

RABO DE TORO

“Rabo de toro” é uma das iguarias andaluza. É feito com o rabo do touro ou da vaca cozido por horas no vinho tinto com diversos ingredientes, como tomate, cenoura e pimentão.

pescaito frito. tapa tipica do sul da espanha

PESCAÍTO FRITO

Um dos aperitivos mais populares, feito com vários tipos de pequenos peixes quase sem espinha que são empanados e fritos em azeite de oliva bem quente.

huevos a la flamenca. prato tipico do sul da espanha

HUEVOS A LA FLAMENCA

Prato de forno, feito com ovos e verduras, como a alcachofra, aspargos, abobrinha, ervilhas ou qualquer outra. Os ovos são colocados em cima das verduras e pode levar jamón e chorizo.

País Vasco – O paraíso gastronômico

O País Vasco é considerado a região da Espanha com mais prestígio internacional por sua gastronomia.

É o estado espanhol com mais restaurantes estrelados pelo prêmio Michelin e conta com importantes escolas de gastronomia que fusionam a tradição vasca com as modernas técnicas culinárias.

Com variedade de pratos a base de peixes e frutos do mar, e com riquíssima produção própria de montanha como os cogumelos, as carnes brancas e os queijos, o País Vasco é um verdadeiro paraíso para os amantes da boa mesa!

Conheça agora alguns dos principais atrativos gastronômico desta região.

tapas do pais vasco na espanha

Com uma imensa gama de produtos próprios, as opções de pratos no País Vasco são infinitas.

Para que você possa aproveitar ao máximo essas maravilhas, uma dica de ouro é provar todos os “pintxos” que puder!

E o que são os famosos “pintxos vascos”?

Os “pintxos” são as “tapas” dos vascos, os aperitivos que são consumidos com bebidas ou como entrada antes das refeições.

São fatias ovaladas de pão torrado cobertas por pequenas porções de comida e presas por um palito.

pintxos do pais vasco

Os pintxos podem ser frios ou quentes e levam uma variedade de ingredientes e combinações que parece não não acabar nunca.

Os mais populares em toda Espanha são os de jamón, chorizo, tortilla e croquetas, mas no País Vasco você encontrará uma enorme variedade de deliciosos pintxos elaborados com queijos, pimentão, camarão, atum, patês de frutos do mar, peixes, carnes, cogumelos, caviar… infinitas combinações!

São servidos praticamente em todos os bares e ficam dispostos no balcão (que chamam de “barra”) e você mesmo se serve.

Ao final, o garçom conta os palitos que ficam no prato e cobra pela quantidade de palitos os pintxos que você consumiu.  

Os pintxos são a melhor opção para provar a explosão de sabores que você encontrará neste incrível paraíso gastronômico.

Entre os pratos de restaurantes, os mais tradicionais do País Vasco são o “Bacalao al Pil-Pil” e o “Marmitako”. São a base de peixe e não podem ficar de fora de seu roteiro gastronômico no País Vasco.

bacalhau al pil pil tipico do pais vasco na espanha

BACALAO AL PIL-PIL

Um prato muito saboroso feito apenas com; bacalhau, alho, pimentão guindilla e azeite de oliva. É preparado e servido em caçarola de barro. Um clássico imperdível da culinária vasca.

marmitako prato tipico do pais vasco no norte da espanha

MARMITAKO

Cozido do mar elaborado com um delicioso peixe chamado bonito. É feito com batatas, tomate, cebola e pimentão choricero (tipo de pimentão seco muito popular em toda Espanha).


Madrid & Barcelona


Um clássico! Como Rio & SP, são as duas capitas mais importantes do país. Madrid e Barcelona provavelmente estarão em sua chegada ou saída da Espanha. Nada melhor que aproveitar “lo más rico” da culinária destas capitais.

MADRID

Madrid é a capital da Espanha, uma cidade cosmopolita e agitada, como nossa São Paulo. Os madrilenhos, assim como os paulistanos, adoram os bares!

Em sua passagem pela capital seguramente vai ouvir a expressão “salir de copas”, que é exatamente o que fazem os paulistanos quanto te convidam para “tomar um choppinho”.

É parte da vida cultural madrilenha ir aos bares com amigos beber e “petiscar”, ou “picar” como você já sabe.

Os “petiscos”, ou as “tapas” dos bares de Madrid são deliciosos e vale à pena provar todos!

Tortillas, croquetas, batatas bravas, camarão alho e óleo e torresminho frito são as preferidas, mas a variedade é imensa; queijos, jamón, pintchos, anchovas, linguiças…. E não deixe de provar o “bocadillo de calamares”, que é um sanduíche de lula, um clássico da cidade.

tapas tipicas da espanha nos bares de madrid

Depois das tapas, a comida mais típica de Madrid é o “Cocido Madrileño”. Um prato consistente que tem como ingrediente principal o grão de bico, que é cozido por horas em fogo lento com diversas verduras, carnes, bacon e linguiça.

Podemos dizer que o “cocido madrileño” é a versão espanhola do que seria nossa feijoada, um prato bem robusto, que não deve deixar de entrar em seu turismo gastronômico na Espanha.   

cocido madrileno um prato tipico espanhol da cidade de madrid

BARCELONA

Barcelona é a capital da Catalunya, cidade que nasceu às beiras do mar Mediterrâneo e trás nas veias toda leveza das cidades litorâneas, que assim como nosso Rio de Janeiro encanta turistas do mundo inteiro.

Como todas as cidades espanholas, “salir de copas” por Barcelona é obrigatório! Além das tapas que você encontra por toda Espanha, como os chorizos, tortilhas e croquetas, existem muitas tapas deliciosas feitas com peixes e frutos do mar, fresquinhos.

E entre todas estas delícias há uma que você não pode deixar de provar em sua passagem por Barcelona, o tradicional “pa amb tomàquet” chamado no dia a dia de “pan tumaca”, que é um pão com tomate, azeite de oliva e sal.

Sim, é algo tão simples e delicioso que nos vem à mente a pergunta: como não pensamos nisso antes!?

O “pan tumaca” está presente em todas as mesas catalanas, é o mais tradicional e universal desta culinária.

Trata-se de uma entrada que você vai encontrar em todos os restaurantes e também como aperitivo nos bares. É uma fatia de pão, que pode ser fresco ou seco (a receita nasceu como forma de aproveitar o pão velho amanhecido) e nela esfregar o tomate maduro até cobrir-la totalmente, acrescentar um fio de azeite e sal.

Uma delicia! Algumas pessoas gostam de esfregar alho no pão antes do tomate, em muitos restaurantes servirão com a opção alho, que você poderá usá-lo ou não.

Fideuá, escalivada, calçots, coca, crema catalana… as opções são muitas nessa rica culinária cheia de história e tradição.

Conheça mais alguns pratos imperdíveis de origem catalana.

arroz negro prato tipico da catalunya

ARROZ NEGRO

Uma espécie de versão catalana de “paella marinera”. Elaborada com arroz bomba, mariscos, tomate, cebola, alho pimentão e sépia (molusco que solta uma “tinta” preta e deixa o arroz com essa cor escura).

tapa originaria do bairro da barceloneta em barcelona chamada bomba

BOMBA

Almôndegas feitas de purê de batatas e recheadas com carne, camarão, polvo, bacalhau entre outros. Tapa frita originária do bairro marinheiro da Barceloneta e servida com molho picante

botifarra amb mongetes comida tipica da catalunya

BOTIFARRA AMB MONGETES

Simples e saboroso! Linguiça catalana feita na brasa com mongetes (feijão branco e cremoso típico dessa região). Não deixe de provar!


Agora que você já conheceu os principais pratos dos 4 estados espanhóis mais gastronômicos e já sabe o que pedir em sua passagem pelas capitais Madrid-Barcelona, vamos aos bares e restaurantes onde provar essas delícias!

Aqui neste link você pode acessar a Seleção de bares e restaurantes espanhóis recomendados pelo Guia Michelin 2020.

Além dos estabelecimentos com estrelas Michelin você pode escolher entre um seleto grupo de restaurantes mais acessíveis à maioria dos viajantes, e que passaram na rígida e exigente seleção do Guia.

guia michelin 2020

Agora é só preparar seu roteiro e fazer às malas. Porque a Espanha tem uma culinária pela qual vale à pena viajar!

Já conhecia algum destes pratos? Já esteve na Espanha? Conte nos comentários!

Mais sobre a culinária espanhola?

E se você quiser mais dicas fresquinhas sobre a culinária espanhola e o turismo gastronômico na Espanha, clique no campo abaixo para deixar seu e-mail e receber toda informação que necessita para sua viajem a Espanha. É grátis!