Fotografia Documental: A tensa relação entre mãe e filha narrada em imagens

Anna & Eve - Fotografia Documental de Viktoria Sorochinski

Saiba mais sobre o que é a fotografia documental e descubra toda a magia desta técnica no emocionante trabalho da fotógrafa russa Viktoria Sorochinski, que narra a tensa relação entre uma mãe e sua filha.


Hoje vamos falar sobre a Fotografia Documental e usaremos o belíssimo trabalho da fotógrafa russa Viktoria Sorochinski para ilustrar esta técnica que emociona e nos faz refletir.

Para começar, nada melhor que entender alguns conceitos que permeiam este tipo de fotografia, suas principais características e conhecer a obra de uma fotógrafa que se dedica a este tipo de registro. Preparados?

O que é a fotografia documental?

Este tipo de fotografia está caracterizado pelo registro de imagens que refletem uma realidade que tenha um impacto social ou cultural. Na fotografia documental, o fotógrafo captura imagens do dia a dia de uma determinada situação ou acontecimento, e ao mesmo tempo gera uma análise ou uma reflexão sobre as causas e as conseqüências do que foi registrado por suas lentes. É uma técnica que usa a emoção para fazer refletir.

Uma foto documental nasce da intenção de captar a realidade em uma imagem fixa

A fotografia documental tem uma função social e também cultural. Tem por objetivo chamar a atenção para um fato e gerar discussão sobre ele. Os temas para a produção de fotografia documental são simplesmente infinitos!

Neste tipo de técnica é possível enfocar um tema político, ambiental, esportivo, ou abordar a filosofia, o erotismo, as relações amorosas… A Fotografia Documental pode também falar em imagens sobre sentimentos abstratos, como a melancolia, o egoísmo, a dor… pode nos levar ao mundo selvagem dos animais, ou a crueldade humana das guerras. Tudo depende do olhar do fotógrafo sobre o objeto de registro.      

Principais características da fotografia documental

Este tipo de fotografia possui algumas características próprias que a diferenciam de outras técnicas fotográficas, como por exemplo, o fotojornalismo, que visa apenas registrar para passar alguma informação. Vamos agora pontuar algumas das principais características deste estilo de registro fotográfico para ficar mais claro seu entendimento.

  • São fotos que não necessitam de legenda, a imagem por si mesma fala tudo sobre o fato registrado.
  • O fotógrafo não busca informar, seu objetivo principal é chamar a atenção para a reflexão, ou para a conscientização de algum fato ou acontecimento real determinado.
  • As fotos deste estilo contam uma história que tenha algum impacto social ou cultural.
  • A estética destas imagens costuma emocionar e gerar diversos tipos de sentimentos, desde comoção à revolta.
  • Geralmente são feitas em formato de série, para acentuar uma maior fidelidade a realidade dos acontecimentos, que na vida real se dão de forma sequenciada. Exatamente como a série da fotógrafa russa que mostramos para ilustrar este post.  

Anna & Eve: Uma emocionante série de fotografia documental

viktoria sorochinski fotografia documental de anna e eve
Anna & Eve – Fotografia Documental

Como você já sabe, a fotografia documental costuma ser editada em séries e tem por objetivo despertar sentimentos ou reações. São registros de uma realidade ou acontecimentos que tem profundo valor social ou cultural.

A seguir mostraremos um trabalho emocionante e profundo realizado pela fotógrafa russa Viktoria Sorochinski. A série foi intitulada Anna & Eve e foi realizada no decorrer de 7 anos. A série registra a dramática relação de uma mãe e sua filha. Duas imigrantes ucranianas vivendo no Canadá, buscando refazer a vida, e ao mesmo tempo construir uma vida em comum.

A fotógrafa Viktoria Sorochinski abandonou a Rússia nos anos 90 e foi morar no Canadá onde conheceu Anna e Eve, também imigrantes, nascidas na Ucrânia. O magnetismo das duas, mãe e filha, fascinou a fotógrafa que iniciou um projeto narrativo através da fotografia documental, tendo as duas como modelo.

“Quando conheci Anna e Eve, estava intrigada pela dinâmica incomum e intensa da relação delas. Aos três anos de idade, Eve era surpreendentemente madura, mas sua mãe, Anna, com 23 anos, parecia muito infantil. As duas estavam aprendendo uma com a outra, e às vezes era difícil distinguir quem mantinha o equilíbrio e o poder naquela relação”

Viktoria Sorochinski – Fotógrafa

viktoria sorochinski fotografia documental de anna e eve
Série Anna& Eve

As fotos de Anna & Eve são profundas e falam de sentimentos abstratos. São imagens que nos revelam um mundo de mistério, medo, angústia e inquietudes, em alguns momentos. E em outros, vemos o amor, a cumplicidade e admiração mútua.

Um trabalho fascinante, de uma sensibilidade aterradora. Uma fotografia documental artística e sensível que emociona e desperta uma série de reflexões sobre este universo mãe e filha.

viktoria sorochinski fotografia documental de anna e eve
Série Anna & Eve

Toda fantasia e realidade que nasce da tensa relação entre mãe e filha, narradas em imagens neste projeto de fotografia. Sentimentos e emoções, documentadas pelo olhar único da fotógrafa russa no Canadá.

A série teve os cenários produzidos por Viktoria. As diversas situações cotidiano-fantásticas protagonizadas pelas duas nos permite refletir sobre toda complexidade que pode permear a relação entre uma mãe e sua filha no passar do tempo e na construção de seus próprios mundos.

Essas fotografias foram sendo realizadas a cada ano durante 7 anos. A fotógrafa registrou o crescimento de Eve dos 3 aos 10 anos, com toda tensão contida não só na relação com a mãe, mas também no difícil entendimento da vida fora da pátria, longe da língua e da família.

As relações mãe e filha fazem parte de um processo de aprendizagem e aceitação onde as tensões e os conflitos são inevitáveis, a forma humana e sensível com que a fotógrafa retratou essa vivência durante a passagem do tempo é um belo exemplo da fotografia documental, revelada de forma artística e subjetiva, com toques de surrealismo e um dramatismo fantástico emocionante.

viktoria sorochinski fotografia documental de anna e eve
Anna & Eve, a tensa relação entre mãe e filha

Quer ganhar um livro com as fotos de Anna & Eve?

O que você achou do estilo da fotografia documental de Viktoria Sorochinski? Se você gostou deixamos aqui um link para a página oficial, onde você pode conhecer outros trabalhos da fotógrafa, que são igualmente incríveis!

E se você adorou pode participar do sorteio desta semana aqui do blog e ganhar um livro de Viktoria Sorochinski!

viktoria sorochinski livro de fotografias da serie anna & eve

Para participar basta curtir nossa página no instagram e marcar dois amigos nos comentários da publicação do sorteio.

O ganhador será divulgado neste domingo (20/12) em nossas redes sociais e aqui no blog. Boa sorte!

Próxima publicação sobre Fotografia

Na próxima semana falaremos aqui no Blog sobre Fotografia de Moda e você vai se surpreender com o incrível fotógrafo de moda conceitual que mostraremos! Só podemos adiantar que ele é da África do Sul e trabalha para as mais conceituadas revistas de moda do mundo. Não perca! Até terça-feira.