Fotografia de Moda: Koto Bolofo e a fotografia conceitual

fotografia conceitual de moda koto bolofo fotografo

Descubra o trabalho de um dos mais prestigiados fotógrafos de moda conceitual do mundo, Koto Bolofo, e conheça mais sobre a arte da fotografia conceitual


Já pensaram o que seria da moda sem a fotografia? Pois é, nos restaria ir a todos os desfiles de moda para estar por dentro das tendências! E mais que isso, perderíamos as mais belas imagens de moda produzidas pelos fotógrafos conceituais, como é o caso de Koto Bolofo, que falaremos hoje neste post.  

Koto Bolofo Fotógrafo de moda
Koto Bolofo – Fotógrafo de moda

Koto Bolofo nasceu na África do Sul, mas cresceu na Grã-Bretanha, onde construiu sua carreira fotografando para as mais importantes revistas de moda do mundo. No início de sua trajetória Bolofo fotografava na linha clássica, ensaios de moda, desfiles e publicidade. Com o tempo sua veia artística pulsou mais forte, ansiando por usar sua criatividade e seu próprio olhar sobre a moda.

Foi então que Koto Bolofo começou experimentar com a fotografia conceitual, e a moda.

A fotografia busca comunicar através de imagens. O fotógrafo capta de uma cena ou de um acontecimento, um pequeno instante, o recorta do espaço e imortaliza em imagem. É uma arte bela e complexa! E dentro deste universo tão artístico e também técnico, surge a fotografia conceitual.

Mas o que é a fotografia conceitual?

A fotografia conceitual é uma técnica que utiliza a imagem para transmitir idéias abstratas ao público. Este tipo de fotografia está carregada de significados em todos os elementos que a compõem.

A técnica faz uso de muita criatividade e sensibilidade, para transmitir em uma imagem, conceitos e emoções abstratas como o amor, a tensão, solidão, êxtase, medo, agitação, ansiedade, e por aí vai.

Uma das características principais deste tipo de fotografia é a preparação da cena com elementos, luzes e cores que sejam capazes de expressar o subjetivo, transmitindo as sensações e conceitos que o fotógrafo deseja imprimir na imagem. Nestas primeiras fotos que mostro à vocês de Koto Bolofo neste post, foi bem explorado a intensidade das cores, nos fundos e objetos, em contraste com os corpos dos modelos.

Trabalhos de Koto Bolofo na moda

Koto Bolofo fotografou para importantes marcas e revistas de moda como Vogue, Marie Claire, Vanity Fair, Hermès, Michael Kors, Louis Vuitton, entre outras.

A seguir você pode conferir uma seleção de fotos conceituais que o fotógrafo produziu para estes ícones da moda.

Na moda muitos fotógrafos exploraram a fotografia conceitual, e Koto Bolofo é um dos meus preferidos. Atualmente o fotógrafo mora na França e trabalha com as mais importantes revistas de moda, tanto com a fotografia conceitual de moda, como com a fotografia mais tradicional.

Se você gostou de Koto Bolofo vou deixar aqui um link para acessar seus trabalhos e contactar com ele. Deixo também mais algumas fotos lindas desse fotógrafo profundamente sensível e criativo.

Espero que tenham gostado de descobrir mais um interessantíssimo profissional do mundo da moda, e aprendido um pouco mais sobre fotografia conceitual de moda!

Espero vocês na próxima quinta-feira para mais um post sobre o universo da moda e seus fantásticos personagens. Até lá!