As 10 tapas preferidas dos espanhóis | Turismo gastronômico

tapas espanholas as preferidas dos espanhois

Vai viajar à Espanha? Prepare-se para uma experiência única! Um país repleto de arte, cultura e tradição, com uma culinária de cores e sabores intensos que apaixona os amantes da boa mesa. Conheça agora as 10 “tapas” preferidas dos espanhóis que você não pode deixar de provar!


Comer e beber na Espanha é mais que uma atividade essencial e rotineira, é parte da vida cultural do país. Os espanhóis adoram cozinhar, comer e compartilhar esses momentos de prazer à mesa.

Paella, sangria, tortilla de patatas, churros… Essas são algumas das mais populares delícias da culinária da Espanha que fazem sucesso em todo o mundo.

tapas espanholas turismo gastronomico na espanha
Tapas espanholas

Um país onde a tradição e as mais modernas técnicas gastronômicas trabalham juntas, proporcionando uma inesquecível viagem pelo mundo dos sabores do mar e da montanha.

Em meio a tantos pratos e tradições da arte culinária espanhola, as “tapas” são o grande motor da vida social e gastronômica na Espanha. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Neste post você vai descobrir quais são as 10 tapas preferidas dos espanhóis, como são servidas e como pedi-las em toda Espanha.

O que são as famosas “tapas” espanholas?

As “tapas” são pequenas porções de comida que são servidas como aperitivo nos bares para acompanhar as bebidas. As tapas são parte de cultura e da vida cotidiana dos espanhóis.

Os pratos de tapas são colocados no centro da mesa e compartilhados entre todos, e também podem ser pedidos como entrada nos restaurantes

Mais que alimentar as tapas têm uma função social essencial para os espanhóis, a de reunir e compartilhar!

Em sua passagem pelo país certamente ouvirá a expressão “salir de tapas”, que seria em português algo como “sair para beber e petiscar”. Também vai ouvir muito a expressão “picar algo”, que significa “petiscar”, geralmente acompanhado por cerveja, vinho, vermuth (os espanhóis são apaixonados por essa bebida, o vermuth que já falamos aqui no blog), ou qualquer outra bebida. 


Conheça agora as 10 tapas preferidas dos espanhóis


Uma forma deliciosa e econômica de experimentar uma grande variedade de pratos tradicionais da Espanha é “salir de tapas.

Sair andando pela cidade e ir parando de bar em bar para provar essas deliciosas porções de comida, e “tomar una caña”, que seria o nosso “choppinho” brasileiro.

A variedade de “tapas” é infinita. Mas não se preocupe, aqui te damos uma ajuda! Você vai conhecer agora tudo sobre as 10 “tapas” mais populares entre os espanhóis. As delícias que não podem ficar de fora de seu turismo gastronômico na Espanha!

01. TORTILLA ESPANHOLA

tortilla de patatas a tapa mais popular da espanha
Tortilla de Patatas

É a tapa mais tradicional da Espanha. É parecida o com nosso omelete mas leva batatas fritas em azeite de oliva na preparação, além de ovos e cebola (sendo que esta última é um caso de carinhosa discórdia, com ou sem cebola!). A “tortilla española” também chamada de “tortilla de patatas” pode ser servida como um “pintxo de tortilla”, que é um pedaço de tortilla em uma pequena fatia de pão torrado, como “bodadillo” que é um sanduíche com a tortilla de recheio, ou simplesmente a tortilla em pedaços para “picar”.

02 – PATATAS BRAVAS

patatas bravas as batatas fritas espanholas
Patatas Bravas

São as batatas fritas dos espanhóis, a tapa mais consumida e popular em toda Espanha. As “bravas”, como chamam, vem acompanhadas de dois molhos: o branco, que é como uma maionese feita com alho e óleo, e o vermelho que é um molho de tomate apimentado (por isso são chamadas de bravas, pelo picante do molho). Sempre servem as batatas com os dois molhos em cima, mas você pode pedir “con la salsa a parte” e vão trazer as batatas e os molhos separados, para que molhe a batata no molho que preferir.

03 – CROQUETAS

tapas espanholas croquetas
Croquetas

São parecidas com o nosso croquete, mas o recheio é cremoso. A mais comum é a de jamón (o presunto espanhol). Bacalhau, frango, camarão, cebola, lula, cogumelo, espinafre, queijo… você vai encontrar “croquetas” de todos os sabores, é um clássico dos bares de tapas.   

04 – JAMÓN

jamón o presunto espanhol
Jamón

É um dos produtos mais consumidos pelos espanhóis e o mais conhecido em todo o mundo. O jamón é o presunto da Espanha. Nos bares é servido em tabuas de frios, em pequenas fatias de pão torrado ou em sanduíches. Existem muitos tipos e qualidades de jamón, o mais valorizado é o Ibérico. 

05 – MORCILLAS E CHORIZOS

São embutidos elaborados de porco ou gado, muito populares e servidos em praticamente todos os bares de tapas e restaurantes da Espanha.  A “morcilla” é feita com sangue, arroz e bastante condimento, vem acompanhada de pequenas fatias de pão. Os “chorizos” são velhos conhecidos nossos, são linguiças feitas de carnes picadas, também servidas com pedaços de pão.

06 – PINTXOS

pintxos as tapas do país vasco na espanha
Pintxos

Os “pintxos” são as “tapas” do País Vasco. São fatias ovaladas de pão torrado cobertas por pequenas porções de comida e presas por um palito. Podem ser frios ou quentes e levam uma grande variedade de ingredientes e combinações. Os mais populares em toda Espanha são os de “jamón”, “chorizo”, “tortilla” e “croquetas”. Mas você encontrará deliciosos pintxos elaborados com queijos, pimentão, camarão, atum, patês de frutos do mar, peixes, carnes, cogumelos, caviar e uma infinidade de combinações.

07 – CALAMARES

calamaras a la romana tapa popular na espanha
Calamares a la romana

São pedaços de lula em forma de anéis, empanada e frita em azeite de oliva. Também chamados de “calamares a la romana”, são das tapas mais pedidas nos bares de toda Espanha.

08 – MEJILLONES

mexelhões as tapas espanholas do mar
Mejillones

Mexelhões feitos ao vapor. Podem ser servidos apenas com limão ou “a la marinera”, com um molho de tomate, cebola e pimentão. Tapa muito consumida nas cidades litorâneas.

09 – PA AMB TOMÀQUET

Trata-se da tapa mais tradicional da Catalunya que se popularizou em toda Espanha. Consiste em pegar uma fatia de pão, que pode ser fresco o seco (a receita nasceu como forma de aproveitar o pão velho amanhecido) e nela esfregar o tomate maduro até cobrir-la totalmente, acrescentar um fio de azeite e sal. Algumas pessoas gostam de esfregar alho no pão antes do tomate, em muitos restaurantes servirão com a opção alho, que você poderá usá-lo ou não.

10 – QUESOS

tabua de queijos espanhois
Queijos

Na Espanha existem muitas variedades de queijos. É uma base que você pode pedir para acompanhar qualquer tipo de tapa e bebida. O mais comum é que os estabelecimentos ofereçam os queijos de produção local. Alguns são bem famosos como o “Manchego” (típico de Castilla – La Mancha), a “Idiazábal” (País Vasco), o “Roncal” (Navarra), o “Mahón” (Islas Baleares) ou o “Majorero”  (Ilhas Canarias).

E para beber?

A bebida mais típica de Espanha é a “sangria”. Fria e refrescante é ideal para o caloroso clima espanhol. Além disso, a “sangria” vai bem como acompanhamento de qualquer tapa ou refeição.

sangria espanhola
Jarra de Sangria

Trata-se de uma bebida alcoólica feita a base de vinho tinto, pedaços de frutas da estação, água com gás e algum tipo de bebida destilada como a vodka ou gin. É servida em jarras e acompanha uma colher grande, geralmente de madeira, para misturar as frutas e o gelo. 

A sangria também pode ser servida individualmente em grandes canecas de vidro, e acompanha perfeitamente qualquer tipo de tapa! Imperdível.

Mais sobre “tapas”?

Agora que você já conheceu as “tapas” mais pedidas pelos espanhóis, deixe um comentário dizendo qual a tapa você mais gostou, e faremos um post especial sobre a culinária da região de origem da ” tapa” mais votada!

E se você quiser saber mais sobre turismo gastronômico clique no campo abaixo para deixar seu e-mail e receber dicas para sua viajem a Espanha. É grátis!